Leia Oliver – Formação e Consultoria em Empreendedorismo

Desmistificando o medo na hora de empreender

É normal ter medo de empreender?

Caso não goste ou não é possível ler o artigo, deixo aqui o vídeo que fiz falando sobre este mesmo assunto.

É normal ter medo de empreender, Leia?

 

O que é o medo?

O medo é uma sensação, um estado de alerta quando você vai fazer alguma coisa. O medo nada mais é do que um sensor, instalado dentro de nós, que nos alerta quando estamos diante de algo que nunca fizemos antes, algo diferente ou desafiador.

Penso que ter medo, principalmente quando estamos no começo do nosso empreender é absolutamente normal!

Por quê acredito nisso? Porque você esta diante de algo que nunca fez.

Quando era criança e começaste a andar, certamente tiveste medo de levantar-se e dar os primeiros passos. Por isso, fizeste de forma segura, segurando nas mãos de alguém ou em alguma coisa, para lhe dar segurança.

Quem conduz, também já passou por esta sensação. Quando sentou-se atrás do volante pela primeira vez com o coração acelerado, somente tomou coragem para ligar o carro e pisar no acelerador porque certamente havia alguém do vosso lado, lhe passando segurança.

Então, sentir medo é normal ou não?

O ponto é que sentir medo não deve ser algo para nos paralisar, mas para lhe alertar sobre o que esta a fazer. Quando tiver o sentimento de medo, a partir de agora vai imaginar que este é um sensor de alerta dentro de ti.

E o que preciso fazer com este sentimento de insegurança causado pelo meu medo?

Preciso estar alerta sobre o que estou a fazer. Será que tens de estudar mais? Será que devo aplicar todos os dias um pouquinho mais daquilo que estou a estudar? Talvez isso irá ajudar a perder um pouco da insegurança, um pouco do medo. O medo não foi feito para te travar em suas ações, para que possas atentar para aquilo que realmente é muito importante e alavancar.

Há uma escritura na bíblia que ajuda-me sempre em tudo que vou fazer. Esta em João 8 e diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Por isso a única forma que tens de vencer o medo é conhecendo a verdade sobre ele, e é para isso que serve este post, para desmistificar o medo na hora de empreender, principalmente pela primeira vez. Uma dica que lhe dou é que mesmo pessoas que empreendem a muito tempo, também enfrentam esse sentimento de medo, muitas vezes essas pessoas tem mais coisas a perder, por isso enfrentam um medo ainda maior do que você e eu que estamos começando. A diferença é que esta pessoa, mais experiente, já aprendeu a lidar com o sentimento de medo.

Agora existem algumas coisas, vou listar apenas duas delas, que podem estar a causar-te este medo. Quando olhas e percebe que esta parada no mesmo lugar, sem conseguir sair, sem progredir, nem sempre a resposta é clara, talvez não tenha encontrado o caminho, mas o que é esta lhe impedindo de empreender, de dar o próximo passo, de ir para o próximo nível na sua minha vida, esta sensação de estar parada, de não conseguir sair de onde esta, o que realmente esta te prendendo. Estas duas coisas, e ainda algumas perguntas que farei lhe ajudaram a avaliar esta sensação de alerta dentro de você chamada medo.

 

1 – Medo do julgamento

A primeira coisa que pode esta a lhe bloquear, que pode estar lhe travando no vosso empreender é o medo do julgamento.

Muitas vezes, muitas de nós carregamos este medo, de fazer algo e não dar certo e a família, os amigos, começarem a julgar. E esta sensação é muito ruim, estamos muitas vezes preocupadas com o que as pessoas pensam sobre nós e precisamos aprender a lidar com esta sensação. É preciso entender que empreender é andar por um caminho desconhecido. Lidar com este julgamento na maioria das vezes não é algo fácil. Uma coisa que aconselho as minhas mentoradas, quando se deparam com este sentimento de alerta, e muitas vezes ainda não identificaram que se trata do medo de ser julgada, e ainda quando são confrontadas se estão com medo de serem julgadas, ainda se defendem, falam que não se importam com o julgamento dos outros. No entanto, no subconsciente da pessoa este medo, esta informação, este registo sobre um acontecimento de julgamento anterior esta guardado bem lá no fundo. E a pessoa acaba por não perceber que o sentimento que sente é o medo do julgamento e tenta se convencer que não se trata disso. O que fiz a esse respeito, quando comecei minha jornada no empreendedorismo digital, eu precisei tirar das minhas redes sociais, do meu entorno, pessoas que faziam me sentir muito mal quando eu errava. Percebi que certas pessoas estavam o tempo todo a me julgar por qualquer coisa que fizesse e que para si não parecia bom. Fui trabalhando isso em mim, e me apercebi que aquilo não havia começado naquele momento, que era algo que já acontecia a muitos e muitos anos. Existem pessoas que carregam isso dentro delas, que é olhar o que os outros estão a fazer e fazerem comentários que não agregam valor para a vida da outra pessoa. Então precisei pesar o que era importante para mim e o que eu queria levar ao longo do tempo, decidi, com muita coragem, tirar de perto de mim tudo aquilo que atrapalhava no meu empreender, criticas disfarçadas de conselhos ou criticas construtivas. Depois que resolvi tirar este tipo de pessoa do meu entorno, fiquei muito mais corajosa, porque entendi que aquele tipo de pessoa não era o meu público e pouco me importava o que essas pessoas pensavam ao meu respeito. Eu decidi agir assim, no entanto, antes eu não achava que estava preocupada com o julgamento dessas pessoas, algumas até que me chamavam de amiga. Ouvi isso de uma couch, remover as pessoas negativas, que fazem criticas disfarçadas de conselhos ou fazem criticas construtivas, do meu círculo social.

 

2 – Medo de fazer dar certo

A segunda coisa que pode estar a lhe atrapalhar e lhe bloqueando é o medo de fazer dar certo. Mas como assim? Tudo que desejo é que o meu negócio dê certo. É isso que sente e pensa estar dentro de si? No entanto, não é isso que esta registado em seu subconsciente.

Só para ficar um pouco mais claro.

Existe em nós duas mentes, a mente consciente e a mente inconsciente ou subconsciente, e tudo que passamos ao longo de nossas vidas, todas as experiências que tivemos em nossa infância, juventude ou mesmo depois de adultos, sendo boas ou más, ficam registadas numa área reservada da nossa mente, em nosso subconsciente. E estes registos que temos, estas informações que temos armazenadas dentro de nós, nos faz agir, nos faz reagir, nos faz pensar ou tomar certas atitudes inconscientes que muitas vezes não entendemos porque reagimos ou agimos daquela forma, mas é tudo reflexo de experiências passadas, que estão bem guardadas e na maioria das vezes de difícil acesso dentro de nossa mente.

Algo que precisamos entender é que nossa mente foi feita para nos proteger. Nos proteger do perigo ou de sair da nossa zona de conforto. Então fazer dar certo, crescer em algo que esta a trabalhar pode lhe tirar da sua zona de conforto e existe um medo que desconhecemos em nosso subconsciente que nos faz não querer sair da zona de conforto que estamos a viver. Que nos faz sabotar a nós mesmo, uma auto-sabotagem.

E como é que percebemos isso, quando esta prestes a ter uma vitória e de repente acontece alguma coisa em vossa vida, que pode depender de você ou não, pode estar relacionado com o teu meio, mas acontece algo que te faz recuar e te faz regredir em tudo aquilo que você desejou e trabalhou imenso para conquistar. E é ai que você percebe que sua mente tem medo que você avance.

Foi neste momento que entendi que existia um inimigo maior dentro de mim, maior até do que os inimigos que estavam fora a me julgar, era eu mesma, todos os meus medos estavam ali apontando para mim que era muito melhor eu ficar onde estava do que trilhar aquele caminho que eu não conhecia e que não era seguro para mim.

Então o que é preciso fazer para vencer todas estas sensações que acabaste de falar e de onde elas podem estar a vir? Como é que faço para vencer isso?

Uma das primeiras coisas que precisa fazer é conhecer os seus medos, tomar conhecimento sobre eles, trazê-los à consciência. É desmistificar o medo, pois relembrando, o que é o medo, o medo é um estado de alerta. Ok, então agora quando tiver medo de fazer alguma coisa eu preciso parar para refletir sobre de onde esta vindo esta sensação, onde devo prestar mais atenção e devo prosseguir. O medo não pode lhe bloquear, fazer-te parar de fazer o que esta a fazer é para lhe fazer uma pessoa mais forte, mais alerta.

O fato de conhecer mais sobre o medo e enfrentar esta sensação de alerta que volta e meia lhe aparece vai lhe colocar em uma posição diferente na hora de empreender.

Também é preciso compreender sobre o que é fracasso, pois para você que já entendeu que o medo é apenas uma sensação de alerta, que esta se desenvolvendo dentro de ti por estar a fazer algo que é novo e que te desafia, entenderá que o fracasso não existe, por quê, se esta a fazer algo e este algo dá errado, você tem dois caminhos a seguir: ou ganha ou aprende. Este pensamento lhe ajudará a eliminar o medo dentro de ti.

 

3 – Perguntas

Como havia prometido, vou lhe fazer algumas perguntas que me ajudaram em minha jornada.

 

Porque sinto medo?

Essa tem sido uma das perguntas que me ajudou a vencer essa sensação de alerta. É muito importante parar diante das situações de medo e escrever sobre esse sentimento. Escrever vai lhe ajudar a trazer para fora coisas das quais, talvez, ainda não tenha tido acesso dentro de sua mente. Pois temos pequenos filtros dentro de nós, estes são acessados quando escrevemos. Por exemplo, já escreveste algo em alguma ocasião e depois de algum tempo voltar a ler o que escreveste e pensar, “foi realmente eu que escreve isso”. Já passei por isso, e é prova de que existe coisas dentro nós das quais ainda não temos acesso.

Lhe aconselho a pegar um caderno anotar estas perguntas e responde-las. Fazendo isso estará a eliminar várias inseguranças, buscando entendendo e trazendo à luz tudo aquilo que pode estar a lhe travar no vosso empreender.

 

Eu já fiz isso antes?

Quando sentir medo de algo pergunte a si mesma e responda no papel, se puder, “Eu já fiz isso antes?”. Se a resposta for negativa, não fizeste isso anteriormente, permita fazê-lo. Este estado de alerta que surgiu, é para lhe alertar sobre algum perigo, mas você sabe para onde esta indo, sabe o que esta fazendo, sabe que não há perigo de vida do outro lado, sabe que esta em segurança e que deve apenas se lançar e sair da sua zona de conforto.

 

Alguém já fez o que estou a fazer agora?

Escreva, pare para pensar, quem foram as mulheres que começaram a empreender do zero e deu certo. Será que alguém já fez o que estou fazendo agora? E principalmente, será que deu certo o que elas fizeram?

Faça uma lista de pessoas que conheça ou saiba que empreenderam, que começaram do zero, que foram bem sucedidas ou nem por isso, o que fizeram de certo, quais foram os erros que cometeram. Aprenda com estas pessoas, aprenda com o sucesso e erros dos outros. Veja o caminho que outros trilharam para alcançar o sucesso e trilhe pelo mesmo caminho.

 

O que este medo pode causar em minha vida neste momento e a longo prazo?

Responda a esta pergunta, escreva e medite sobre esta pergunta.

 

Como seria minha vida se eu não tivesse este medo?

Usa vossa imaginação, deixe vossa mente viajar, e comece a imaginar como você seria, como sua vida seria se você não tivesse este medo, onde esta pessoa chegaria se o medo não fosse uma barreira.

Tenho certeza que se meditar sobre estas perguntas, ponderar e começar a respondê-las, será o fim desta sensação que tem amedrontado, que esta a lhe impedir de crescer em vossa jornada empreendedora, não somente a você, mas também a muitas outras mulheres empreendedoras e eu mesma fui uma dessas mulheres vitima desse sentimento bloqueador.

 

Espero ter lhe ajudado de alguma forma.

Até a próxima.

Leia Oliver

Leia Oliver é formadora certificada, treinadora e mentora de mulheres que empreendem.
Formada em marketing digital, turismo, coach e cursando marketing, possui mais de 15 anos de experiência em empreendedorismo e mais de três anos treinando e dando mentoria para mulheres empreendedoras ao redor do mundo.